terça-feira, 16 de abril de 2019

CPA (Comissão Própria de Avaliação)

Neste ano de 2019, de acordo com a Resolução SME Nº 14/2014, publicada no D.O do Município no dia 24 de outubro de 2014, p. 5-8, que estabelece as diretrizes para a implementação da Avaliação Institucional da Educação Infantil e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na Rede Municipal de Ensino de Campinas, a CEI Presidente Campos Salles deu inicio à Avaliação Institucional Participativa compondo a CPA, a qual assume a tarefa de mobilizar e viabilizar os mecanismos necessários para que a Avaliação se efetive e que seja coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA. A CPA deverá ser constituída por, no mínimo:
I - um representante do segmento docente;
II - um representante dos Agentes/Monitores
III - um representante dos funcionários;
IV - um representante das famílias;
V - um representante da equipe gestora.
Desta forma, levantamos, na reunião do Conselho de Escola, os membros interessados em participar da comissão. Segue abaixo os nomes dos membros que estão compondo nossa CPA neste ano:

SEGMENTO DOCENTE:
Vivian Olivieiri Heidorn Miyamoto
Milena Petitto
Paula Alves de Souza

SEGMENTO ESPECIALISTA:
 Iris Rodrigues Maldonade

SEGMENTO FUNCIONÁRIO:
Zilda dos Santos Pedroso

SEGMENTO FAMILIA:
Josiane Aparecida Cassiano Castelo Branco
Danila Maria Soares Madeira
Janaina Narjara Dutra de Moreira
Priscila Maricato de Oliveira
CEI Presidente Campos Salles
Tabulação das Avaliações de 2018

  No final do ano de 2018 foi entregue às famílias um questionário avaliativo com o objetivo de melhorar o atendimento na U.E e planejar ações para 2019.
  Segue o número de questionários respondidos em cada turma:
·       AG. II: 26 matriculados e 13 questionários respondidos;
·       AG.III A: 27 matriculados e 20 questionários respondidos;
·       AG.III B: 29 matriculados e 23 questionários respondidos;
·       AG.III C: 28 matriculados e 19 questionários respondidos;
·       AG.III D: 28 matriculados e 17 questionários respondidos;
·       AG.III E: 28 matriculados e 28 questionários respondidos;
·       AG.III F: 26 matriculados e 15 questionários respondidos;
·       AG.III G: 28 matriculados e nenhum questionário respondido;
·       AG.III H: 27 matriculados e 18 questionários respondidos;
·       AG.III I: 26 matriculados e 14 questionários respondidos.
  No total, 167 questionários foram entregues respondidos para a escola.
  Segundo esta pesquisa a maioria dos entrevistados considera ótimo o trabalho pedagógico realizado pelos professores, assim como os projetos desenvolvidos pela escola.
  As atividades extraclasse foram bem avaliadas, porém a sugestão foi o aumento da quantidade de passeios ao longo do ano.
  De acordo com os familiares, tanto as dinâmicas das reuniões trimestrais, como a participação dos pais nestes encontros foram apreciados por todos.
  Conforme grande parte dos entrevistados, a alimentação escolar durante 2018 foi ótima. E a higiene dos ambientes também foi bem avaliada.
  Para os pais, as festas com a participação da comunidade foram realizadas em dia e horário propício para a presença da família.
  A apresentação cultural dos alunos na Festa da Primavera foi ótima. Apontaram apenas que o som estava baixo.
  Algumas sugestões para um próximo evento foram elencadas: a venda antecipada das fichas para a alimentação e a recomendação de que a venda destas fichas fosse realizada mais próxima das barracas.
  Outras festas e eventos foram propostos pelos entrevistados. As mais solicitadas dentre elas foram a Festa Junina, seguida da Festa do Dia dos Pais e das Mães, além da Festa da Primavera e a Festa das Crianças.
  O trabalho da equipe gestora foi bem avaliado pela maioria das respostas. Apenas foi pontuado a necessidade destes profissionais permanecerem por mais tempo na unidade escolar.
  O serviço da secretaria também foi apreciado pelos entrevistados.
  Para a formação e palestras direcionadas aos pais foram sugeridos alguns temas. Seguem abaixo os mais citados: Racismo/Consciência Negra; Limites e Comportamento; Respeito e Solidariedade (Valores); Responsabilidades das crianças e Alimentação Saudável.
  A comunidade também acrescentou a necessidade de a escola disponibilizar escola em período integral; a importância da construção de uma quadra coberta e um palco para as apresentações culturais e a presença inevitável de guardas municipais na porta da escola.


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