Neste ano de 2019, de
acordo com a Resolução SME Nº 14/2014, publicada no D.O do
Município no dia 24 de outubro de 2014, p. 5-8, que estabelece as diretrizes para a implementação da Avaliação
Institucional da Educação Infantil e para a constituição da Comissão Própria de
Avaliação (CPA) na Rede Municipal de Ensino de Campinas, a CEI Presidente
Campos Salles deu inicio à Avaliação Institucional Participativa compondo a
CPA, a qual assume a tarefa de mobilizar
e viabilizar os mecanismos
necessários para que a Avaliação se efetive e que seja coordenada pela Comissão Própria de
Avaliação – CPA. A CPA deverá ser constituída por, no mínimo:
I - um representante do segmento docente;
II - um representante dos Agentes/Monitores
III - um representante dos funcionários;
IV - um representante das famílias;
V - um representante da equipe gestora.
Desta forma, levantamos, na reunião do
Conselho de Escola, os membros interessados em participar da comissão. Segue
abaixo os nomes dos membros que estão compondo nossa CPA neste ano:
SEGMENTO DOCENTE:
Vivian Olivieiri Heidorn Miyamoto
Milena Petitto
Paula Alves de Souza
SEGMENTO ESPECIALISTA:
Iris
Rodrigues Maldonade
SEGMENTO FUNCIONÁRIO:
Zilda dos Santos Pedroso
SEGMENTO FAMILIA:
Josiane Aparecida Cassiano Castelo Branco
Danila Maria Soares Madeira
Janaina Narjara Dutra de Moreira
Priscila Maricato de Oliveira
CEI
Presidente Campos Salles
Tabulação
das Avaliações de 2018
No final do ano de 2018 foi entregue às
famílias um questionário avaliativo com o objetivo de melhorar o atendimento na
U.E e planejar ações para 2019.
Segue o número de questionários respondidos
em cada turma:
·
AG. II: 26 matriculados e 13 questionários
respondidos;
·
AG.III A: 27 matriculados e 20 questionários
respondidos;
·
AG.III B: 29 matriculados e 23 questionários
respondidos;
·
AG.III C: 28 matriculados e 19 questionários
respondidos;
·
AG.III D: 28 matriculados e 17 questionários
respondidos;
·
AG.III E: 28 matriculados e 28 questionários
respondidos;
·
AG.III F: 26 matriculados e 15 questionários
respondidos;
·
AG.III G: 28 matriculados e nenhum
questionário respondido;
·
AG.III H: 27 matriculados e 18 questionários
respondidos;
·
AG.III I: 26 matriculados e 14 questionários
respondidos.
No total, 167 questionários foram entregues
respondidos para a escola.
Segundo esta pesquisa a maioria dos
entrevistados considera ótimo o trabalho pedagógico realizado pelos
professores, assim como os projetos desenvolvidos pela escola.
As atividades extraclasse foram bem
avaliadas, porém a sugestão foi o aumento da quantidade de passeios ao longo do
ano.
De acordo com os familiares, tanto as
dinâmicas das reuniões trimestrais, como a participação dos pais nestes
encontros foram apreciados por todos.
Conforme grande parte dos entrevistados, a
alimentação escolar durante 2018 foi ótima. E a higiene dos ambientes também
foi bem avaliada.
Para os pais, as festas com a participação da
comunidade foram realizadas em dia e horário propício para a presença da
família.
A apresentação cultural dos alunos na Festa
da Primavera foi ótima. Apontaram apenas que o som estava baixo.
Algumas sugestões para um próximo evento
foram elencadas: a venda antecipada das fichas para a alimentação e a
recomendação de que a venda destas fichas fosse realizada mais próxima das
barracas.
Outras festas e eventos foram propostos pelos
entrevistados. As mais solicitadas dentre elas foram a Festa Junina, seguida da
Festa do Dia dos Pais e das Mães, além da Festa da
Primavera e a Festa das Crianças.
O trabalho da equipe gestora foi bem avaliado
pela maioria das respostas. Apenas foi pontuado a necessidade destes
profissionais permanecerem por mais tempo na unidade escolar.
O serviço da secretaria também foi apreciado
pelos entrevistados.
Para a formação e palestras direcionadas aos
pais foram sugeridos alguns temas. Seguem abaixo os mais citados:
Racismo/Consciência Negra; Limites e Comportamento; Respeito e Solidariedade
(Valores); Responsabilidades das crianças e Alimentação Saudável.
A comunidade também acrescentou a necessidade
de a escola disponibilizar escola em período integral; a importância da
construção de uma quadra coberta e um palco para as apresentações culturais e a
presença inevitável de guardas municipais na porta da escola.
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