A escola objetiva trabalhar as diferentes áreas do conhecimento, favorecendo a construção da cidadania, identidade e autonomia, despertando e desenvolvendo habilidades globais no educando, valores individuais e sociais, oportunizando a expressão significativa de seus sentimentos e idéias, viabilizando, assim, o enriquecimento das capacidades e potencialidades da criança, através da valorização, socialização e diversidade cultural.
Hoje, dia 03 de dezembro, é comemorado o dia internacional das pessoas com deficiência. Vamos assistir o vídeo abaixo para aprendermos algumas atitudes que fazem a diferença?
Vejam a história que trouxemos pra vocês! É a da
Chapeuzinho Redondo! Antes de assistirem, conversem com as pessoas da sua
família e digam o que vocês acham que acontece nessa história e como será que
ela termina. Será que vocês acertaram?
Assista o vídeo até o final.
Vamos ouvir a história da
Chapeuzinho Vermelho e aprender a fazer um fantoche bem legal para brincar? Mas
atenção, precisa assistir o vídeo até o final. Boa diversão!
Estamos enviando o link de uma pesquisa para organizamos encontros pras famílias com profissionais e assuntos de interesse de vocês! Por favor, respondam o mais breve possível!
Srs. Pais/responsáveis de alunos que vão para o ensino fundamental em 2021 , os nascidos em 2014, de abril a dezembro e 2015, de janeiro a março, favor preencher a atualização de endereço e entregar na escola, ou enviar por e-mail até o dia 09/10. Pode também preencher na escola.
Estamos enviando a atualização de endereço em PDF que deverá ser impressa, preenchida e enviada por e-mail junto com um comprovante de endereço atualizado, de preferência conta de água, que também deverá ser anexado nesse e-mail.
Se preferirem podem preencher o documento pessoalmente na escola. Não esqueça de levar a cópia atualizada de endereço.
Obs. Lembrando que este formulário deverá somente ser preenchido e enviado pelas famílias de crianças que irão para o Ensino Fundamental em 2021.
Este formulário está disponível nos grupos de WhatsApp das escolas. Qualquer duvida entrar em contato nos telefones das escolas CEI Pres. Campos Salles e CEI Jambeiro.
Devido ao período de quarentena em que nos encontramos, muitas atividades online voltadas para as crianças estão sendo oferecidas.
Pensando nisso, criamos este espaço para divulgação destas atividades diversificadas que estão sendo oferecidas por diversos canais. Fique por dentro e participem se gostarem de alguma ideia.
Hora da leitura - @cacandoestorias é a página no instagram da Kemla Baptista. Ela é educadora e há 12 anos se dedica ao trabalho com histórias e a luta antirracista. Vale a pena conferir as diversas histórias que ela encontra para dividir com as pessoas.
Deixa que eu conto afro-brasileiro - Além de acompanhar a Kemla Baptita na página dela, você pode acompanha ela e outras contadoras de história no Podcast “Deixa que eu conto afro-brasileiro”. Esse podcast também já apareceu em nosso Fique por dentro, mas essa nova edição, também parceria da Unicef, trará histórias pretas, contadas por artistas pretas e pretos da narração oral. O lançamento acontecerá no dia 08/10, às 16h30, no canal do Youtube da UNICEF. Serão 20 episódios cheios de histórias que irão nos encantar. https://www.youtube.com/watch?v=wVj2jKLyp_g
Griots Os contadores de história - nos dias 07, 08 e 09/10 às 19h e nos dias 10 e 12/10 às 15h30 haverá uma especial dia das crianças com “Griots - os contadores de história”. A live acontecerá no facebook “Griots Contadores de Histórias (https://www.facebook.com/334090103349632/posts/3568798909878719/) e acontece devido a parceria entre a Unimed e a CPFL.
Dr. Plástico em “Sacos Plásticos” - O Dr. Plástico fará uma live super divertida no dia dia 12/10 às 16h através do google meet. Para participar basta acessar meet.google.com/hnm-wiin-poa
Tá na hora do teatro - Cia Arte e Manhas - A Cia de Teatro Arte e Manhas traz uma super novidade visando inovar na forma de assistir histórias infantis. Toda segunda, às 19h, no canal do youtube, eles disponibilizam vídeos que misturam atores reais, bonecas, realidade e fantasia, além de muito efeitos especiais para encantar a garotada em casa. Vale muito a pena conferir. https://www.youtube.com/user/GalhofaseDramas
As crianças possuem a necessidade de pegar, apalpar, correr, pular, descer, subir e todas essas ações e muitas outras, podem ser exploradas através das brincadeiras. Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação infantil, O brincar é uma atividade muito significativa para o desenvolvimento da criança.
Sugerimos que registrem esses momentos especiais com fotos, vídeos ou com lindos desenhos e encaminhem para o e-mail da escola: comunicacaoceis@gmail.com
Segue importante informação para a pessoa com deficiência de qualquer idade e também para seus familiares, onde encontrarão apoio emocional e orientações sobre como proceder nesse período da pandemia.
O Ministério da Saúde disponibilizou em sua página alguns vídeos sobre o desenvolvimento infantil e sugestões de atividades para realizar em casa de acordo com a faixa etária. Segue abaixo o vídeo para as crianças de 3 a 5 anos
Olá queridas
famílias! Hoje temos uma proposta muito especial para compartilhar. Vamos fazer
uma “Caixa de Memórias” para guardar os bons momentos vividos durante o
isolamento social? Chame a criançada para assistir ao vídeo de como fazer a
Caixa de Memórias, depois compartilhe conosco as suas boas lembranças!
Coloque o óleo em uma panela ou
pipoqueira e adicione o milho, o açúcar e a água. Leve ao fogo mexendo sempre,
até que as pipocas comecem a estourar. Tampe e balance a panela até que as
pipocas terminem de estourar. Sirva em seguida.
4- Reserve algumas pipocas para
brincar.
Se quiserem e puderem, registrem esses
momentos com fotos, vídeos ou desenhos.
Olá Famílias, tudo bem com vocês? Esperamos que sim!
Nesse momento difícil que estamos
atravessando, continuamos trazendo sugestões de atividades para vocês realizarem
em família e como dicas de literatura sempre sugerimos a leitura de um livro e
alguma atividade sobre ele, por exemplo, um vídeo, uma musica, a confecção de
um brinquedo.
Para cada uma dessas propostas temos
objetivos e metodologias diferentes, o que justifica a escolha de determinado
livro com uma atividade específica. Tudo isso é muito interessante e divertido,
pois apresenta para a criança um recurso novo que complementa a história.
Entretanto, não podemos nos esquecer
da leitura com finalidade de divertimento e prazer. O ler para gostar de ler. Tendo como objetivo a sedução, o
encantamento, a paixão, a emoção e só. Destacamos que o ler apenas para
aquisição do habito de leitura não é uma atividade banal; a não obrigatoriedade
de uma atividade também é importante, pois desperta a curiosidade pela leitura,
o gosto e o prazer.
Portanto, para ajudar as crianças na
criação desse mundo imaginário, dessa vez trazemos a sugestão de ler um livro
“apenas” por ler. Capriche na entonação, fazendo expressões e vozes. Bom
divertimento!!!
·Para realizar essa atividade vocês
devem escolher um dos livros do kit que receberam:
·Escolher um lugar da casa calmo e
aconchegante e boa leitura!
OBS. Sobre o restante do material que receberam, nós vamos
explicar em outro momento, ok?!
Olá pessoal!
Hoje nós iremos conhecer uma história muito divertida e
cheia de rimas, mas de um jeito diferente!! Pegue o seu livro “Assim assado” da
Eva Furnari, que veio no Kit Leitura entregue em nossa escola e viaje conosco
nesta história cantada pelo grupo Palavra Cantada.
Toda nossa equipe escolar estimula o respeito à diversidade, valorizando suas especificidades.
Repudiamos qualquer forma de discriminação ou preconceito.
Sugerimos um curto vídeo para melhor compreender e apoiar a criança autista dentro deste cenário da pandemia do Covid 19.
Indicamos também títulos de livros que estimulam a auto estima das crianças, com personagens carregados de representatividade.
Meninas Negras Livro de Madu Costa por Mah Santana
– Material para enfeitar o brinquedo (papéis picados, fitas adesivas coloridas e etc)
COMO FAZER
Corte a parte de cima da garrafa pet.
Coloque o barbante no meio das duas tampinhas de embalagem de suco e cole-as com cola quente.
Amarre o barbante no bico da garrafa pet, aquela onde se coloca a tampa para fechar a garrafa.
Se as crianças forem muito pequenas, pode-se deixar os bilboquês prontos e deixar que cada criança enfeite o seu brinquedo da forma como desejar, usando fitas adesivas, pedaços de papéis coloridos e até lantejoulas. Depois, é hora da diversão.
Quem quiser confeccionar outro brinquedo como: peteca, pião, pipa, pode ficar a vontade... É só deixar a imaginação correr!!!
** Literatura de cordel é o nome dado ao tipo de poesia popular onde seus versos são compostos por rimas. O cordel é de origem portuguesa e ao ser escrito eram expostos em cordas, cordéis ou barbantes.